terça-feira, 5 de junho de 2012

MUSCULAÇÃO E VARIZES

Esta semana surgiu um assunto na academia que parece ser uma duvida comum a muita gente. Resolvi então abordar este assunto aqui também.
Os exercícios físicos, incluindo a musculação, NÃO PROVOCAM VARIZES! Pelo contrário: eles são recomendados pelos especialistas para evitar o aparecimento dos vasinhos feiosos. Sabe por quê?
 Para o sangue venoso (que circula nas veias) voltar para o coração, ele precisa lutar contra a gravidade. É como se ele precisasse de uma bomba, que o impulsionasse corpo acima.
O exercício se torna um grande aliado porque, quando mexemos os pés e os tornozelos, os músculos comprimem as veias localizadas na panturrilha, permitindo assim que o sangue venoso volte para o coração.
A presença de músculos enrijecidos seria então um fator importante para o bom funcionamento do sistema venoso. Uma região de batatas da perna bem tonificadas, por exemplo, aliviaria bem a drenagem da veia.
Seguindo este raciocínio, concluímos que a musculação, por trabalhar tonificação e hipertrofia da musculatura dos membros inferiores, não representa um dano direto ao sistema venoso e, por conseguinte, às varizes propriamente ditas. Certo? Certo, desde que haja uma respiração abdominal correta. Como seria esta respiração correta? Seria com expiração total sempre que haja contração do abdome. Por exemplo, quase todos os alunos, quando realizam exercícios abdominais não "soltam o ar" durante a contração. Este ar "preso" leva a um aumento da pressão intra-abdominal, dificultando o retorno venoso. Essa dificuldade gera uma dilatação excessiva nas veias das pernas. Se tal indivíduo tem predisposição genética,  o aparecimento de varizes seria inevitável.
Com relação ao uso e ao excesso de peso durante exercícios de musculação, o mesmo só é maléfico se este uso ou excesso dificultar ou impossibilitar a respiração adequada durante a execução do exercício. 

Portanto, a musculação traz benefícios a circulação dos membros inferiores desde que haja correta execução da respiração durante o exercício.

Bons treinos!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário